Como participar ?

JOVENS DE 7 A 21 ANOS
ADULTOS DE TODAS AS IDADES!

FORMULÁRIO PRÉ-INSCRIÇÃO

CLIQUE NO LINK ACIMA PARA PREENCHER O FORMULÁRIO

Saiba um pouco mais sobre as formas de participação no movimento escoteiro:

O Escotismo é um movimento educacional de jovens, sem vínculo a partidos políticos, voluntário, que conta com a colaboração de adultos, e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e credos, de  acordo com seu Propósito, seus Princípios e o Método Escoteiro concebidos pelo Fundador Baden-Powell e adotados pela UEB.

Os Princípios do Escotismo são definidos na sua Promessa e Lei Escoteira, base moral que se ajusta aos progressivos graus de maturidade do indivíduo:

 

a) Dever para com Deus – Adesão a princípios espirituais e vivência ou busca da religião que os expresse, respeitando as demais.

 

b) Dever para com o Próximo – Lealdade ao nosso País, em harmonia com a promoção da paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional, exercitadas pela Fraternidade Escoteira. Participação no desenvolvimento da sociedade com reconhecimento e respeito à dignidade do ser humano e ao equilíbrio do meio ambiente.

 

c) Dever para consigo mesmo – Responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.

No movimento Escoteiro, as atividades são desenvolvidas de acordo com agrupamento de faixa etária, na qual damos o nome de Ramos Escoteiros:

O RAMO LOBINHO (6 anos e meio até 10 anos)

No Movimento Escoteiro, as crianças de 6 anos e meio até 10 anos são chamadas de LOBINHOS ou LOBINHAS. Você sabe por quê? Porque o lobo é um animal muito esperto e que sabe viver bem em grupo, por isso foi escolhido para representá-los.
Os lobinhos e lobinhas fazem parte de um grupo chamado Alcateia, que é o nome que se dá a um conjunto de lobos. Todos brincam juntos, mas para facilitar algumas atividades, eles são organizados em Matilhas, pequenos grupos de lobinhos e lobinhas que tem por nome uma das cores de lobo: Matilha Preta, Matilha Cinza, etc.


O RAMO ESCOTEIRO (11 A 14 ANOS DE IDADE)

O Movimento Escoteiro é dividido em etapas que chamamos de ramos, que são divididos de acordo com a idade. A segunda etapa é o Ramo Escoteiro e fazem parte dele meninos e meninas entre 11 e 14 anos de idade, divididos em grupos de cinco a oito jovens nas chamadas patrulhas. O conjunto de quatro patrulhas é uma Tropa Escoteira. Cada patrulha leva o nome de um animal ou uma constelação e carrega um bastão com uma bandeirola nas cores da mesma.
A patrulha é liderada por um dos seus jovens integrantes, chamado monitor. Ele é eleito pelos membros da patrulha e o seu auxiliar no comando é o submonitor escolhido por ele e também integrante da patrulha. Os órgãos decisórios da Tropa Escoteira são a Corte de Honra, composta dos monitores e submonitores das quatro patrulhas e dos chefes da Tropa (adultos voluntários que assessoram as atividades); e a Assembleia de Tropa, composta de todos os integrantes da tropa.

 

O RAMO SÊNIOR (15 A 17 ANOS DE IDADE)


No Ramo Sênior fazem parte dele adolescentes entre 15 e 17 anos de idade, divididos em grupos de quatro a seis jovens nas chamadas patrulhas, da mesma forma que o Ramo Escoteiro. Cada patrulha leva o nome de uma tribo indígena, acidente geográfico ou personalidade histórica e carrega um bastão com uma bandeirola nas cores da mesma. O conjunto de quatro patrulhas forma uma Tropa. Dentro do Ramo os meninos são chamados de sênior e as meninas de guia.
A patrulha é liderada por um dos seus jovens integrantes, chamado monitor. Ele é eleito pelos membros da patrulha e o seu auxiliar no comando é o submonitor escolhido por ele e também integrante da patrulha.

O RAMO PIONEIRO (18 A 21 ANOS DE IDADE)


No Ramo Pioneiro  fazem parte jovens adultos com idade entre 18 e 21 anos. O grupo de pioneiros dentro de um grupo escoteiro recebe a denominação de Clã e o chefe responsável é o Mestre Pioneiro.
Além de aventura e técnicas escoteiras, o pioneiro realiza suas atividades em prol do bem da sociedade. Nesse ramo, são incentivados pelo Mestre e pelos companheiros de Clã, a participarem de atividades de cunho comunitário e que visem o bem estar humano e do meio ambiente, que podem ser desenvolvidas por meio de projetos individuais ou em grupos de interesse.

ADULTOS NO ESCOTISMO


Se você é uma pessoa entusiasmada com a juventude, pai de algum jovem que já faz parte, ou alguém totalmente novo no Escotismo, você veio ao lugar certo!

Uma das maiores dificuldades do Escotismo é justamente não conseguir atender mais jovens devido a falta de adultos voluntários. Isto é uma verdade, já que o Movimento Escoteiro no Brasil está em ascensão e atualmente conta com aproximadamente 70 mil jovens e mais alguns milhares em fila de espera, simplesmente por não ter adultos para colaborar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário